Páginas

domingo, 11 de julho de 2010

O Escravo Sebastião

Mogi das Cruzes esse ano completa 450 anos, é uma cidade histórica, aqui desde o princípio devem ter acontecido batalhas e como a história é contada pelos covardes vencedores pouco sabemos da resistência indígena e negra aqui, porém uma coisa nos faz ter certeza de que houve resistência, aquelas flechas que aparecem na roupa dos bandeirantes no desenho do brasão de cidade não estão lá atoa.
Buscando referências de histórias da resistência negra contra a escravidão descobrimos a "lenda" do escravo Sebastião, que em 1839 foi condenado a forca por reagir contra seu senhor, Sebastião foi perseguido e por fim conseguiram pegá-lo e levá-lo a forca, diz a história que na hora de seu enforcamento as cordas usadas para o ato se quebraram ainda três vezes antes que de fato eles pudessem assassiná-lo.
O povo comovido ergueu em homenagem a ele uma cruz no local do enforcamento, onde hoje se encontra o 17° Batalhão da Polícia Militar. Com a construção do Prédio onde se localiza o batalhão a cruz em memória à Sebastião foi levada à uma capela construída em1902 em memória a ele próximo ao local do enforcamento, a Capela de São Sebastião.

                                                      
                                                                   
 




Capela São Sebastião


Hoje a capela já não lembra mais a história de Sebastião, para maioria da população é só uma pequena capela, meio abandonada em meio a tantas outras oponentes igrejas existentes na cidade.
Essa é só uma, entre tantas outras histórias de luta e resistência que não nos foram contadas.
É hora de resgatarmos essa história.
Viva Zumbi !! Viva Malunguinho !!! Viva o escravo Sebastião!!